Unidades do Hemocentro de Goiás promovem atividades lúdicas em prol da Segurança do Paciente
(15/04/2025) No dia 1º de abril se comemora o Dia Nacional da Segurança do Paciente. A celebração da data possibilita que todos os serviços de saúde possam desenvolver, localmente, ações que reforcem a prática da segurança do paciente, profissionais e ambientes de assistência à saúde. As iniciativas visam contribuir para a minimização de riscos e danos ao paciente, refletindo na melhoria da atenção prestada nos serviços de saúde. Os incidentes associados aos cuidados de saúde representam uma elevada morbidade e mortalidade em todo o mundo. Por este motivo, e com o objetivo de conscientização geral em prol da segurança do paciente, o Ministério da Saúde implantou, em 2013, o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) que visa contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional.
Com o intuito de melhorar a comunicação, expandir o conhecimento e acima de tudo, conscientizar sobre a importância da segurança dos usuários da unidade, as unidades do Hemocentro de Goiás promoveram nesta sexta-feira, 11 de abril, por meio do Escritório da Qualidade, atividades lúdicas para reforçar os protocolos de Segurança do Paciente que possuem seis classificações:
1. Identificar corretamente o paciente ou doador; 2. Melhorar a comunicação entre profissionais de saúde; 3. Melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos; 4. Realizar punções assépticas; 5. Higienizar as mãos para evitar infecções; 6. Reduzir o risco de quedas.
Os colaboradores realizaram a iniciativa de forma itinerante, contemplando todas as áreas da instituição, incluindo pacientes e doadores voluntários. O senhor José Albino Ribeiro Gomes, 57 anos, participou da atividade pela primeira vez. Ele comenta que estava aguardando por sua primeira consulta no Hemocentro Coordenador, em Goiânia. “Nossa, foi muito legal, pois aprendemos a ficar alerta sobre a administração das medicações, se os profissionais estão realmente higienizando as mãos, gostei muito de participar."
Para a auxiliar de serviços gerais da unidade, Rosilene Machado Ribeiro de Lima, 49 anos, a iniciativa e o aprendizado compartilhado gera nela uma sensação de acolhimento. “Nós que cuidamos de toda a higienização do prédio precisamos ter cuidado redobrado com os protocolos, principalmente o de higienização das mãos. Estamos em contato com tudo e todos, o tempo todo, então é importante conversar sobre o assunto, para que cada vez mais possamos nos conscientizar”, afirmou.
A enfermeira coordenadora do Escritório da Qualidade, Rose Mary Araújo de Carvalho explica que o principal objetivo da ação é divulgar os protocolos da instituição. “Priorizamos reforçar a importância da identificação correta, prevenção no risco de queda, comunicação efetiva e medidas para minimização de infecção. Abordamos também os colaboradores para construção da cultura de segurança dos pacientes e doadores com estímulos de conhecimento das metas da Segurança do Paciente padronizados na instituição. Além disso, reforçarmos que todos os eventos adversos ocorridos precisam ser notificados, para que tenhamos conhecimento, afim de pensar em novas abordagens de aprendizado”, relatou.
Unidades do Hemocentro de Goiás promovem atividades lúdicas em prol da Segurança do Paciente
Com o intuito de melhorar a comunicação, expandir o conhecimento e acima de tudo, conscientizar sobre a importância da segurança dos usuários da unidade, as unidades do Hemocentro de Goiás promoveram nesta sexta-feira, 11 de abril, por meio do Escritório da Qualidade, atividades lúdicas para reforçar os protocolos de Segurança do Paciente que possuem seis classificações:
1. Identificar corretamente o paciente ou doador;
2. Melhorar a comunicação entre profissionais de saúde;
3. Melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos;
4. Realizar punções assépticas;
5. Higienizar as mãos para evitar infecções;
6. Reduzir o risco de quedas.
Os colaboradores realizaram a iniciativa de forma itinerante, contemplando todas as áreas da instituição, incluindo pacientes e doadores voluntários. O senhor José Albino Ribeiro Gomes, 57 anos, participou da atividade pela primeira vez. Ele comenta que estava aguardando por sua primeira consulta no Hemocentro Coordenador, em Goiânia. “Nossa, foi muito legal, pois aprendemos a ficar alerta sobre a administração das medicações, se os profissionais estão realmente higienizando as mãos, gostei muito de participar."
Para a auxiliar de serviços gerais da unidade, Rosilene Machado Ribeiro de Lima, 49 anos, a iniciativa e o aprendizado compartilhado gera nela uma sensação de acolhimento. “Nós que cuidamos de toda a higienização do prédio precisamos ter cuidado redobrado com os protocolos, principalmente o de higienização das mãos. Estamos em contato com tudo e todos, o tempo todo, então é importante conversar sobre o assunto, para que cada vez mais possamos nos conscientizar”, afirmou.
A enfermeira coordenadora do Escritório da Qualidade, Rose Mary Araújo de Carvalho explica que o principal objetivo da ação é divulgar os protocolos da instituição. “Priorizamos reforçar a importância da identificação correta, prevenção no risco de queda, comunicação efetiva e medidas para minimização de infecção. Abordamos também os colaboradores para construção da cultura de segurança dos pacientes e doadores com estímulos de conhecimento das metas da Segurança do Paciente padronizados na instituição. Além disso, reforçarmos que todos os eventos adversos ocorridos precisam ser notificados, para que tenhamos conhecimento, afim de pensar em novas abordagens de aprendizado”, relatou.